Abelha não é praga! Saiba como lidar com a maior amiga da humanidade.
As abelhas são fundamentais para o meio ambiente e para os seres humanos. Elas são polinizadoras, o que ajuda a manter a nossa vida na Terra. Muito além do mel, elas produzem mais de 1/3 da nossa alimentação. Mais de 70% de todas as espécies de vegetais do planeta, depende da polinização delas. No Brasil mais da metade das plantas cultivadas, precisam da polinização das delas. A polinização movimenta no mundo, até 577 bilhões de dólares por ano.
Já deu pra entender a importância das nossas amigas abelhas né?!
Mas um fato triste e preocupante, é que as abelhas estão correndo risco de extinção. Mais de meio bilhão de abelhas, criadas por apicultores, foram encontradas mortas no Brasil, entre dezembro de 2018 e março de 2019. A Organização das Nações Unidas (ONU), já alertou para os riscos de escassez de alimentos por conta da mortalidade de insetos polinizadores.
Nós somos responsáveis por este problema. Ao usar agrotóxicos, ao desmatar as árvores e principalmente, ao usarmos tratamento químicos para “nos livrarmos” das abelhas. Por isso, se houver infestação, não coloque fogo e nem use produtos químicos, matar as abelhas é crime, segundo a lei Nº 6905 12 de fevereiro de 1998, e você estará contribuindo pelo fim, não só de nossas amigas, como de toda a humanidade. Nesses casos, é necessário que você chame o profissional apicultor para removê-las e recoloca-las em um local adequado.
Cuide do nosso planeta, salve nossas amigas abelhas!
Dados retirados do Greenpeace.