Por que o controle de pragas é essencial para combater vírus e bactérias?
A grande conscientização sobre higiene pessoal como medida preventiva à propagação do COVID-19 é diariamente divulgada na mídia neste momento delicado pelo qual estamos passando. Lavar as mãos e utilizar álcool em gel como formas de prevenir o contágio são medidas essenciais.
Porém pouco se tem dito a respeito da importância de manter um ambiente saudável e, principalmente, livre de pragas indesejadas como medida preventiva ao combate de vírus e bactérias. E é sobre este tema que queremos falar hoje para você.
Baratas, Formigas, Moscas, Mosquitos, Ratos e Camundongos que entram e infestam casas, hospitais, comércios, restaurantes, indústrias e outros locais, são Pragas Urbanas justamente pelo risco de causarem danos à saúde das pessoas e animais domésticos.
Podemos classificar as Pragas Urbanas para facilitar a compreensão em duas categorias:
a) Pragas hospedeiras de vírus – as pragas que carregam dentro de si vírus capazes de transmitir doenças à pessoas e animais, sendo o principal exemplo os mosquitos. Neste caso, o vírus se desenvolve e se multiplica dentro da própria praga, a qual carrega ele e pode infectar as pessoas e animais;
b) Pragas que são vetores mecânicos de vírus e bactérias – as pragas que, pelo seu deslocamento e hábitos alimentares, podem disseminar vírus e bactérias por todo o ambiente, contaminando alimentos e superfícies, tais como as moscas, baratas e formigas. Neste caso, os vírus e bactérias não se multiplicam dentro da própria praga, mas ela passa a ter a função de transporte dos vírus e bactérias, os quais ficam aderidos aos insetos e roedores.
Com essa classificação fica fácil de visualizar e compreender a importância do Controle de Pragas como medida preventiva à propagação de vírus e bactérias, pois além daquelas que são hospedeiras de vírus, temos um segundo grupo muito maior que é capaz de propagar vírus e bactérias por diversos ambientes.
Um dos principais vetores mecânicos disseminadores de vírus e bactérias são as Moscas Domésticas que, de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, são capazes de espalhar e disseminar mais de 65 tipos de doenças (https://www.who.int/water_sanitation_health/resources/vector302to323.pdf).
E dentro dessa categoria dos vetores mecânicos, também se incluem as baratas e formigas que são capazes de alastrar vírus e bactérias, propagando doenças.
Daí por que é fundamental o Controle de Pragas em todos os ambientes, especialmente durante a pandemia do COVID-19, o qual hipoteticamente (pois ainda não há provas suficientes) pode ser disseminado pelas formigas, baratas e moscas, que ao se deslocarem, ingerirem restos de alimentos ou excrementos de pessoas contaminadas, também se tornam propagadores dessa e de outras doenças tão graves quanto.